Home » Blog Kalfix » Construção Civil » 7 erros que você não deve cometer em seu banheiro

7 erros que você não deve cometer em seu banheiro

postado em: Construção Civil 0

Confiram 7 erros que não podem ser cometidos na hora de decorar ou reformar o banheiro de sua casa, e com isso tenha um ambiente mais funcional.

banheiro é um cômodo importantíssimo da casa, que oferece um ambiente adequado para que toda família possa fazer suas necessidades e também sua higiene diária, além de permitir aquela troca de roupa rapidinha na hora de sair de casa.

Como banheiro desempenha estas, e outras funções muito úteis dentro do lar, é importante evitar alguns erros que podem acontecer na hora de reformar, decorar ou manter ele limpo todos os dias.

E para lhes ajudar nesta tarefa separamos abaixo os sete erros que vocês não podem fazer no banheiro aí da sua casa:

7 erros para não fazer em seu banheiro 001

Ventilação inadequada

Um dos vilões mais comuns do banheiro é a umidade, que pode causar o aparecimento de fungos e micro-organismos nocivos à saúde, em especial quando o banheiro não tem ventilação apropriada.

Invista em uma boa ventilação.

Invista em uma boa ventilação.

A solução para evitar a umidade em excesso no banheiro é investir em uma ventilação apropriada, que pode ser natural (com janelas ou claraboias) ou artificial (dutos de ar e exaustores). Ambas as alternativas contribuem para diminuir a umidade dentro do banheiro.

Reforma sem planejamento

Quando é necessário fazer a reforma do banheiro, é importante anotar todas as medidas do ambiente, para que a escolha de cada item seja feita de maneira apropriada, realizando assim um planejamento adequado antes de ir às compras.

Planeje bem a reforma do banheiro.

Planeje bem a reforma do banheiro.

Este planejamento é importante, e vai garantir que o banheiro seja um local mais amplo e bem decorado. Também é importante ressaltar que vasos e pias já instalados têm uma altura ou largura padrão da parte hidráulica, e por isso em caso de troca é fundamental respeitar estas medidas, para não ser preciso trocar todo o encanamento do banheiro.

Exageros na decoração

Decorar o banheiro é uma ótima maneira de transformar o local em um espaço mais aconchegante, seja ele um banheiro doméstico ou lavabo social. Porém, é imprescindível que antes de investir na decoração o banheiro deve ser projetado de maneira bem funcional.

Uma decoração harmoniosa é o segredo do sucesso.

Uma decoração harmoniosa é o segredo do sucesso.

E isto é feito através do planejamento mencionado anteriormente, e também com o uso de móveis e itens de decoração que não vão ocupar espaço de maneira inapropriada. Fazendo tudo em etapas ficará muito mais fácil montar uma decoração elegante no banheiro.

Escolha materiais projetados para uso no banheiro

Como vimos, o banheiro é um local de grande umidade, principalmente na área do banho, e esta umidade acaba trazendo fungos ao ambiente, e também pode ocasionar danos nas paredes, pisos e revestimentos, caso estes não sejam indicados para uso no banheiro.

Porcelanatos e pastilhas de vidro são bastante indicados em banheiros.

Porcelanatos e pastilhas de vidro são bastante indicados em banheiros.

Desta forma antes de escolher qual revestimento ideal para uso no banheiro é importante ter em mente que o item escolhido deve ter boa durabilidade contra umidade, e no caso dos pisos o ideal é o uso de material antiderrapante. Da mesma forma a escolha de armários e prateleiras deve ser focada em materiais de longa duração, já que não é nada legal, e nem barato, ficar reformando o banheiro a todo instante.

Mantenha seu orçamento controlado

Antes de iniciar qualquer reforma ou melhorias no banheiro, tenha anotado um orçamento adequado para cobrir todos os custos de cada mudança que será realizada, tanto na compra de materiais como da mão de obra especializada.

Calcule o orçamento da reforma com bastante antecedência para evitar surpresas.

Calcule o orçamento da reforma com bastante antecedência para evitar surpresas.

Este orçamento deve ser calculado de antemão, e não deve nunca deixar outras despesas da casa em segundo plano. Coloque também um adicional de 15 a 20% sobre as despesas, para aquelas situações emergenciais que podem acontecer, como um vazamento indesejado no encanamento que apareceu na hora de trocar o lavatório.

Falta de atenção nos detalhes da reforma

Sempre que uma reforma no banheiro é realizada, é importante dar uma conferida nos pequenos detalhes, como o rejunte do piso, a existência de goteiras nas juntas do encanamento ou mesmo a vedação do vaso sanitário.

Os detalhes ajudam a deixar o banheiro muito mais funcional.

Os detalhes ajudam a deixar o banheiro muito mais funcional.

Embora sejam detalhes pequenos, é importante que em caso de falhas eles sejam corrigidos o quanto antes, para evitar dores de cabeça futuras, e que vão trazer mais gastos e dores de cabeça.

Manter o foco e a paciência para uma boa reforma

Por último é importante lembrar que a reforma do banheiro exige um tempo adequado, que vai variar conforme as mudanças realizadas no ambiente, e também com fatores diversos, que acabam atrasando toda obra.

A reforma pode ser demorada, mas é importante ter paciência para obter um bom resultado.

A reforma pode ser demorada, mas é importante ter paciência para obter um bom resultado.

Manter o foco nestas horas é fundamental, pois se a reforma for iniciada, ela deve ser concluída, mesmo que leve um bom tempo, pois irá garantir um banheiro mais aconchegante, e também mais funcional depois que tudo estiver finalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *